APRESENTAÇÃO

Avaliação

Custos e @gronegócio on line está atualmente inserido no Sistema QUALIS de classificação de periódicos acadêmicos (A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nas seguintes áreas de conhecimento, a saber:

Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - Conceito B1;

Ciências Agrárias I - Conceito B2;

Ciência da Computação - Conceito B5;

Economia - Conceito B4;

Engenharias I - Conceito B3;

Engenharias III - Conceito B2;

Interdisciplinar - Conceito B2;

Planejamento Urbano e Regional/Demografia - Conceito A2;

Zootecnia/Recursos Pesqueiros - Conceito B2.


Indexação

Este periódico eletrônico está registrado junto ao Instituto  Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), obedecendo aos parâmetros estabelecidos, através do ISSN 1808-2882 e está indexado aos seguintes diretórios:

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Latindex

Scimago - Scopus

Clarivate Analytics - Web of Science

Atualmente, Custos e @gronegócio on line posui dois fatores de impacto: Scimago Journal Rank (SJR) divulgado pela Scopus e Journal Citation Reports (JCR) divulgado pela Clarivate Analytics.

Além disso, ele faz parte do acervo catalográfico das seguintes instituições:

LIvRe - Portal Indexador para periódicos de livre acesso na Internet;

Portal de Periódicos da CAPES;

Sistema QUALIS da CAPES.

 

Gestão Editorial

Como um periódico acadêmico internacional, a gestão editorial de Custos e @gronegócio on line está estruturada a partir de uma perspectiva funcional adequada à sua especificidade acadêmica através de um processo gerencial aberto e compartilhado composto por  um Conselho Editorial, um Editor Responsável e por um Corpo de Avaliadores.

O Conselho Editorial (ou Comitê de Política Editorial) é composto por membros da comunidade acadêmica, tendo um perfil multiinstitucional, democrático e representativo de sua área de conhecimento. Compete ao Conselho Editorial estabelecer, bem como reformular, as diretrizes editoriais norteadoras do periódico sempre que for necessário.

O cargo de Editor Responsável é ocupado por pesquisador vinculado à Área de Finanças e Contabilidade do DADM/UFRPE que tenha produção intelectual relevante na área de custos e que possua reconhecida atuação continuada por parte da comunidade acadêmica nacional e internacional na área de Ciências Contábeis. Compete ao Editor Responsável representar a UFRPE no Conselho Editorial, coordenar o processo editorial (desde a recepção dos originais, análise da conformidade dos originais à luz das diretrizes editoriais do periódico, alocação dos artigos para avaliação até a comunicação da decisão final sobre aprovação/rejeição do artigo), zelar pela idoneidade e credibilidade acadêmica do periódico, assegurar os mais altos padrões éticos de gestão editorial, bem como  manter pessoalmente atualizada toda correspondência institucional do periódico e se reportar à  UFRPE sobre a avaliação do periódico junto ao Sistema Qualis da CAPES.

O Corpo de Avaliadores é composto por pesquisadores representativo da área de conhecimento do periódico oriundos de instituições de ensino e/ou pesquisa públicas e privadas localizadas nas diversas regiões do Brasil, bem como por avaliadores estrangeiros. Compete ao Corpo de Avaliadores revisar os artigos submetidos e elaborar pareceres construtivos voltados para o aprimoramento de sua qualidade acadêmica dentro do menor período de tempo possível. 

Boas Práticas de Governança Editorial

Custos e @gronegócio on line está inserido no contexto das Boas Práticas de Publicação Científica preconizadas pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ANPAD) compartilhando o entendimento de que o processo de editoração é um relevante serviço prestado para professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais da área com a finalidade de proporcionar o acesso ao conhecimento.

Merece ser destacada sua sólida retaguarda institucional, sua ágil avaliação de conformidade editorial (Fast Desk review), seu processo editorial compartilhado (Conselho Editorial e Corpo de Avaliadores composto predominantemente por pesquisadores externos à UFRPE), a impossibilidade de submissão de artigos para publicação de autoria (ou co-autoria) do Editor Responsável e plena independência e isenção do processo de avaliação dos artigos submetidos.

Endogenia

Outro aspecto relevante é a baixo nível de endogenia. Desde seu lançamento, quase todos os artigos publicados em Custos e @gronegócio on line são externos à UFRPE, advindo de autores vinculados a instituições localizadas nas diversas regiões geográficas do Brasil ou de autores vinculados à instituições estrangeiras.

Missão

Veicular de maneira ampla e gratuita artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento através de temáticas inseridas no contexto do agronegócio por diversas perspectivas da pesquisa e aplicação inerentes aos custos que sejam de interesse atual e relevante.
 

Público-alvo

Seu público-alvo é formado por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de Ciências Contábeis, Administração e áreas afins, bem como por profissionais de diversas áreas de conhecimento que tenham interesse na interface entre custos e agronegócio.


Política Editorial


A diretriz editorial deste periódico dará ênfase para a inserção dos custos no contexto do agronegócio como ramo de conhecimento através da divulgação de resultados de pesquisas teórico-empíricas, ensaios teóricos, bem como artigos resultantes de dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros ou estrangeiros.


Periodicidade

Até o ano de 2007, os números deste periódico eram editados semestralmente. Entre 2008 e 2011, seus números foram editados quadrimestralmente. A partir de 2012, seus números passaram a ser editados trimestralmente.


Circulação

O acesso para todos os artigos publicados neste periódico será aberto e gratuito através da internet. Custos e @gronegócio on line não cobra taxa de submissão nem taxa de editoração de artigos aceitos para publicação.

Além disso, todos os artigos publicados poderão ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que citada a fonte. Eles também estão gratuitamente disponíveis para download ou impressão.

Ao submeterem seus artigos, os autores abdicam dos direitos autorais, sem restrições, bem como os direitos de publicação sem restrições. Contudo, todos os créditos acadêmicos devem ser dados aos autores.